vinhos velhos

Poucas regiões no mundo podem dizer ter estoques relativamente fartos de vinhos antigos nas adegas, ainda em processo de amadurecimento. Para nossa alegria e deleite, Jerez é uma delas.

No entanto, é complicado dizer que idade têm vinhos que há tanto tempo vêm sendo continuamente misturados – muitas soleras tiveram início no tempo do guaraná de rolha (o século XIX)!

Desde 2000, o Consejo Regulador vem certificando vinhos de idade avançada, não sem muito debate e polêmica entre os produtores.

Afinal, sem um pouco de novela, que graça tem essa vida, não é mesmo?

VOS

Nada mostra idade avançada como umas frases em Latim, né não? Pensando nisso (brinks), o Consejo Regulador decidiu chamar de VOS – acrônimo para Vinum Optimum Signatum
(ou “Vinho Marcado como Ótimo”)
aqueles vinhos que tenham idade média de 20 anos.

Pra sorte dos gringos, VOS encaixa direitinho nas palavras Very Old Sherry
(inglês para “Jerez Muito Antigo”).

Os vinhos identificados assim precisam ser aprovados em degustação a cada engarrafamento por um painel de especialistas sem vínculo com as bodegas, além de serem analisados em laboratório para confirmar que mostram características dessa idade avançada.

Além disto, as vinícolas precisam ter estoques DEZ VEZES maiores do que o que querem engarrafar. É uma forma de limitar a saída e assegurar a permanência desses vinhos.

single vintage sherry

A gente passa a vida contando que Jerez não tem safra, como funciona o sistema de solera, o tanto que isso destaca a região e no final…
precisa falar de Jerez com safra.

São raros.
São poucos.
São preciosos.
Tão preciosos, que pra poder declarar um vinho de safra única é preciso lacrar cada barril
(vide foto acima) e raramente há muitos desses barris numa Bodega.

Sim, existe sim o Jerez safrado
(não confundir com Jerez safado,
que infelizmente também existe) e habitualmente ele nasce de uma seleção de barris que têm alta qualidade – do contrário, não poderão viver muito longamente.

O que pode não ser óbvio é a ideia de que estes não são necessariamente vinhos “melhores” do que os tradicionais blends de vários anos: um Vintage Sherry frequentemente busca representar o caráter, os elementos de um ano que para um enólogo ou capataz sejam importantes.

vors

Nós que aqui estamos, por VORS esperamos * 

e se estiverem vindo mesmo esses VORS, esperamos sentados, esperamos tranquilos.

Isso porque essas preciosidades raras, envelhecidas longamente, têm média de 30 anos (e, em alguns casos bastante mais) e estão entre as coisas mais impressionantes já engarrafadas em qualquer lugar do mundo. 

VORS é o acrônimo de
Vinum Optimum Rare Signatum
(em latim, “Vinho Marcado como Ótimo e Raro”) ou
Very Rare Old Sherry,
(em inglês, “Jerez Muito Velho e Raro”)
e seguem os mesmos rigores dos VOS para ter sua certificação oficial.

Só podem ser classificados como VOS ou VORS os vinhos dos estilos Amontillado, Oloroso,
Palo Cortado e Pedro Ximenez.

 

*(obrigado, Nakamura-san). 

vinos con indicación de edad

achou que tinha acabado?

O pessoal em Jerez decidiu que não tava suficiente – afinal de contas, muitos deles têm soleras com idades avançadas, que fazem vinhos maravilhosos, mas que contam menos de 20 anos em média.

A partir de 2003, passou-se a certificar soleras inteiras (ao invés de cada engarrafamento), quando os vinhos têm 12 ou 15 anos de idade média.

Estes vinhos são oportunidade excelente de desfrutar o resultado de longos anos nas soleras, por um preço razoavelmente mais  baixo do que os dos velhos VOS e VORS. 

 

 

 


Assim como os VOS e os VORS, estes vinhos também só podem ser das categorias Amontillado, Oloroso, Palo Cortado e Pedro Ximenez.