bebendo jerez fora do brasil
Em teoria, é mais fácil conseguir diversidade, variedade e preços em grandes praças do mundo (Nova York, Londres, Tokyo são sem dúvida grandes praças para o Jerez).
Seguem então algumas sugestões de bodegas que não estão presentes no Brasil, de lojas onde encontrar raridades e coisas especiais e restaurantes onde desfrutar Jerez em suas viagens fora do país.
Heading
Description
Description
Description
Heading
Description
Heading
Description
el maestro sierra
JEREZ DE LA FRONTERA
El Maestro era José Antonio Sierra, um tanoeiro que decidiu ter suas próprias soleiras e cavou espaço entre as famílias nobres de Jerez para se tornar um Almacenista. Não bastasse a história de empreendedorismo original, repetidas vezes foram mulheres a assumir os negócios e dar importantes passos na construção do renome da vinícola como exportadora, engarrafando vinhos de estilo tradicional. Suas micro-soleras de VORS estão entre as preciosidades de Jerez, engarrafadas em quantidades limitadíssimas a cada ano – apenas cerca de 400 garrafas de cada vinho chegam ao mercado!
importador
Os vinhos de Carmen Plá Borrego e sua mãe Pilar Plá Pechovierto já foram importados no Brasil pela Decanter, mas em Outubro de 2023, estão fora do mercado.
DESTAQUES
São pequenos, mas possuem verdadeiras jóias: vale procurar os vinhos de pequenas soleras, em especial o PX de Anticuario.
paternina/DIEZ Merito
JEREZ DE LA FRONTERA
.
importador
Esporadicamente aparecem no mercado rótulos Merito e, nas estatísticas, constou como importadora dos vinhos a Del Maipo, representante do grupo Paternina, a quem pertence a marca.
Alguns rótulos da linha Pemartin foram também importados no passado pela importadora Orion.
Não vemos estes vinhos com constância em prateleiras e cartas e os importadores não responderam às nossas tentativas de contato no passado, então não sabemos se há possibilidade de retorno ao mercado.
tradicíon
JEREZ DE LA FRONTERA
Em 1998, um executivo do negócio imobiliário decidiu comprar uma antiga solera e recomeçar uma “tradición” de família: o envelhecimento e venda de vinhos de Jerez. Bodegas Tradición é um projeto único, baseado em vinhos antigos: colocam no mercado apenas VOS e VORS (continua)
importador
Os vinhos das Bodegas Tradicíon vieram ao Brasil por intermédio da Vinissimo, mas parece que a importadora inteira deixou de atuar.
Vinhos disponíveis
Praticamente toda a linha engarrafada regularmente foi trazida ao Brasil em micro-quantidades, então dificilmente será possível encontrar produtos no mercado.
outros vinhos
Algumas botas de vinhos safrados, lacrados até os raros momentos de engarrafamento, produzem raríssimas garrafas de Vintage Sherries Tradición.
Xeco
JEREZ DE LA FRONTERA / LONDRES
Um projeto inovador, desenvolvido por mulheres apaixonadas por Jerez – Alexa Davies, Beanie Geraedts-Espey e Polly Aylwin-Foster, três profissionais de diferentes setores do mercado de bebidas. As amigas se conheceram em Hong Kong e, alguns anos depois, decidiram dar um empurrãozinho no público que não entendia Jerez ao criar uma marca moderna, financiada inicialmente por uma campanha de crowdfunding.
A garrafa de padrão original e os rótulos que unem personagens da história espanhola e inglesa que viveram em torno do Jerez são as “iscas”, mas os vinhos feitos em parceria com as bodegas Diez Merito realmente entregam tipicidade.
Xeco busca comunicar com simplicidade e leveza a região, por exemplo sugerindo sete formas de consumir o Fino nos sete dias que consideram o tempo ideal para matar uma garrafa sem perder suas melhores qualidades.
importador
Xeco foi importado pela Portus Cale, sob a batuta da apaixonada por Jerez Karene Vilela, a primeira mulher brasileira a ser aceita no programa do Institute of Masters of Wine, mas não houve uma segunda importação… Será que volta?