“Tá bom, você me convenceu, eu quero ter Jerez em casa. Mas onde eu acho?”
O motor original da criação deste site foi descobrir que nós, lokitos de la cabeza por Jerez, não tínhamos ficado sabendo da chegada de um novo lote em uma importadora. Se nem a gente que fica procurando sabe, que dizer quem ainda não descobriu esses vinhos…
Seguem abaixo então pequenos resumos sobre as bodegas presentes no mercado brasileiro, os vinhos disponíveis (atualizados quando possível), links para as páginas dos importadores e produtores e sugestões de outros vinhos dos mesmo produtores, não presentes no mercado, pelos quais somos loucos também.
Fique atento ao blog para resenhas de vinhos e informações mais completas e profundas sobre estas e outras bodegas.
ALONSO
SANLUCAR DE BARRAMEDA
Um projeto razoavelmente novo em Sanlucar de Barrameda, Bodegas Alonso é resultado da paixão dos irmãos Fran e Fernando Alonso por Jerez e a vontade de recuperar antigas soleras e dar sequência em sua história. Para dar início ao projeto, adquiriram a bodega e parte das soleras de Pedro Romero. Em seguida, somaram algumas soleras de Gaspar Florido e os vinhos do almacenista Fernandez Mendez. Com isto, seus vinhos têm idades médias elevadas – a maioria tem de 35 a 45 anos, embora os vinhos de crianza oxidativa sejam de entorno de 10 anos (ou seja, relativamente velhos também).
Com 13 hectares de vinhedos em solo albariza, localizados em alguns dos melhores pagos do entorno de Sanlucar e Jerez (Miraflores, Balbaína) e busca constante por Manzanillas de almacenistas para alimentar uma nova solera, o projeto promete dar longa continuidade à história destas soleras e entregar belos caldos no futuro.
Vinhos disponíveis
Embora tenham chegado Manzanilla Velo Flor, um Amontillado (Gaspar Florido) e um Palo Cortado (Fernando Mendez) da linha Viejas Soleras, o site da VinhoMix mostra apenas o Velo Flor atualmente (Junho/24).
outros vinhos
O projeto é mesmo incrível e os vinhos têm pegada, profundidade e caráter. Alguns são de Botas Únicas, coisas insanamente densas, como o Amontillado de quase 100 anos de Gaspar Florido.
Barbardillo
SANLUCAR DE BARRAMEDA
Barbadillo é um dos ícones de Sanlucar de Barrameda. Fundada em 1821 por um Benigno Barbadillo, original de Burgos, é hoje gerida pela sétima geração da família. A maior vinícola da região, produz vinhos que vão de marcas próprias de supermercados da Espanha a alguns dos maiores clássicos de Sanlucar.
400 hectares de vinhedos espalhados pelos pagos de Gibalbín e Santa Lucía produzem os vinhos que serão cuidadosamente amadurecidos em mais de 15 bodegas espalhadas pela cidade, quase todas na parte alta da cidade e expostas ao vento atlântico quase constante.
Mais de 40.000 botas, das quais 12.500 servem para a linha Solear, uma das Manzanillas mais importantes do mercado, produzem uma grande infinidade de vinhos de todos os estilos. O destaque é claro vai para as Manzanillas (há umas 4), mas há também deliciosos vinhos de longo envelhecimento (especialmente Palo Cortado) e uma linha de vinhos tranquilos que é motivo de orgulho na companhia: Barbadillo foi a primeira a produzir tintos em Cádiz. 100 hectares plantados com Tempranillo, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tintilla de Rota e até Verdejo são a base de uma linha que hoje inclui também o primeiro espumante da região, Beta.
A direção técnica da bodega está nas mãos de Montse Molina, uma catalã que em 1997 foi a Sanlucar para uma curta temporada e nunca mais deixou a região.
importador
Aparentemente, a World Wine decidiu retomar as importações de Barbadillo em 2020, após nem sabemos quanto tempo (uns 8 anos? Mais?).
Vinhos disponíveis
Somente a linha Barbadillo aparece no site, embora em Junho de 2020 apenas o Fino estivesse disponível como “Em Estoque”.
outros vinhos
Algumas das coisas mais deliciosas de Jerez são as Manzanillas Solear en Rama, mas a linha de Barbadillo é muito extensa – tem vinhos secos de Cádiz, Tintilla de Rota e mais vários tesouros que você pode descobrir aqui:
DELGADO ZULETA
SANLUCAR DE BARRAMEDA
Delgado Zuleta se apresenta como a bodega mais antiga de Jerez, fundada em 1744, com os primeiros documentos datados desde 1714. Hoje está sediada logo fora de Sanlucar, a caminho de Chipiona, após transferir suas soleras de mais de 30 diferentes “cascos” no Barrio Bajo de Sanlucar.
A bodega chegou a possuir 22 hectares de vinhedos no pago Miraflores, o mais renomado da região, mas hoje compra seus vinhos base de outros produtores, alimentando as antigas soleras de vinhos excepcionais.
Alguns de seus rótulos de maior destaque são resultado da fusão com uma antiga bodega (Benito Rodriguez-Lacave), que trouxe soleras incríveis com bases antigas e vinhos de grande complexidade.
importador
Em meados de 2021 a Premium, sediada em Belo Horizonte, finalmente entra no mercado brasileiro do Jerez!
Vinhos disponíveis
Uma parte representativa da linha está disponível, incluindo alguns bônus: Fino, La Goya Manzanilla, Monteagudo Amontillado,
La Goya XL Manzanilla en Rama Reposada, Monteagudo Pedro Ximénez 375 ml.
outros vinhos
Há muitos vinhos mais produzidos pela bodega, inclusive um de nossos prediletos mais prediletos de todos. Descubra outros aqui:
fernando de castilla
JEREZ DE LA FRONTERA
Originalmente chamada de Fernando III, em seguida Rey Fernando de Castilla e hoje simplesmente Fernando de Castilla, a bodega é uma pequena preciosidade com a cara de Jerez: nascida das mãos de um local, foi comprada por investidores e depois recomprada pelo atual proprietário e diretor, o norueguês Jan Pettersen.
Visitar Fernando de Castilla é impressionante de várias formas: a pequenez do projeto, a profundidade com que o estrangeiro Pettersen está envolvido com a região, a qualidade dos vinhos, especialmente a linha Antique, com preciosidades de cada um dos estilos mais tradicionais.
Antes especialista em brandy, Fernando de Castilla segue produzindo destilados de excelente relação qualidade-preço, além de vinagres absolutamente excepcionais.
importador
Já há uns bons anos a Casa Flora traz regularmente os vinhos de Fernando de Castila, variando um pouquinho a diversidade do mix. Veja abaixo e fique atento, de vez em quando eles nos surpreendem.
Vinhos disponíveis
Embora a Casa Flora tenha trazido no passado a maravilhosa linha de vinhos velhos Antique, já há alguns anos importam apenas as linhas Classic e Premium, com Fino, Manzanilla, Cream e Pedro Ximenez. Hoje está presente também o Vermut de Jerez e para quem gosta de destilados, os Brandies são excelente qualidade pelo preço.
outros vinhos
Algumas das maiores maravilhas de Jerez já vistas no mercado brasileiro eram da linha Antique de Fernando de Castilla. Se tiver chance, vale provar desde o Fino ao Palo Cortado. Como quase todos, FC também lançou há algum tempo um vinho En Rama, que nunca veio ao Brasil.
Gonzalez byass
JEREZ DE LA FRONTERA
Gonzalez Byass é possivelmente a marca mais emblemática de Jerez e é sem dúvida a maior. Seu Tio Pepe é um ícone internacional, com até hoje muito público que reconhece a marca (e a indefectível garrafa verde) sem nem saber que se trata de um vinho de Jerez. Inacreditável o nível de qualidade e a consistência de um vinho produzido anualmente em volumes da casa dos 7 MILHÕES de garrafas.
Antonio Flores, o hacedor de vinos como ele gosta de se intitular, é um mestre da poesia líquida e um verdadeiro professor de Jerez. Literalmente nascido nos aposentos acima da solera original de Tio Pepe, é o criador dos Tio Pepe en Rama, da linha Palmas, e de vários tesouros safrados, além dos clássicos rótulos da vinícola, que representam cada estilo como estereótipos seguidos por muitos.
importador
Depois de sabe-se lá quanto tempo representados no Brasil, a Gonzalez-Byass está migrando de casa para nada mais nada menos que a World Wine, ao que tudo indica. Ainda não sabemos como será a evolução e que interação haverá com Barbadillo, já presente através do importador…
Vinhos disponíveis
O clássico Tio Pepe está sempre presente, assim como o Cream Solera 1847. Há já alguns anos, “conquistamos” a importação do Oloroso Alfonso. A promessa na mudança de importador é evoluir a linha, mas a primeira importação em 2024 apresenta os mesmos três clássicos. A ver…
Ainda não disponível no site do importador e já removido do importador anterior.
outros vinhos
Antonio Flores é um prolífico enólogo. Veja nossas notas sobre a incrível linha Palmas e sobre os Tio Pepe en Rama, assim como sobre as sacas raras de vinhos safrados, mas fique atento às novidades que constantemente aparecem.
hidalgo-lA GITANA
SANLUCAR DE BARRAMEDA
A Vinícola Hidalgo é a última palavra quando se trata de tradicionais bodegas familiares da Espanha: fundada em 1792 por José Pantaleón Hidalgo e ainda comandada pelo seu tetraneto, a Hidalgo mantém sua produção de vinhos exclusivos numa área há muito tempo dominada por grandes produtores e vinícolas mais comerciais. Todas as uvas utilizadas na Hidalgo vêm de mais de 200 hectares de vinhedos próprios da família, plenos da variedade Palomino e localizados em Balbaína, em Jerez e Miraflores, em Sanlucar.
Atenção! Não confundir com Emilio Hidalgo (mais sobre esta no futuro).
– G.F.
Vinhos disponíveis
A linha disponível no Brasil é supreendentemente ampla, com duas Manzanillas, uma incrível Manzanilla Pasada, Olorosos, Amontillado, PX, Brandies…
outros vinhos
Os Hildago produzem uma ampla linha de vinhos envelhecidos longamente, incluindo um Palo Cortado VOS e um VORS.
la guita / HIJOS de rainera perez marin
Sanlucar de Barrameda
Um clássico de Sanlucar, La Guita é a Manzanilla mais vendida e um dos nomes mais fortes da região, comercializada desde o século XIX quando, reza a lenda, seu fundador só aceitava “guita” (dinheiro vivo, na gíria local), em função de sua alta qualidade.
Seus vinhos provém de um único Pago, o famoso Miraflores, a partir de parcelas manejadas por uma cooperativa de viticultores com contrato de exclusividade de longo termo com o grupo Estevez, atual proprietário da marca e das suas nobres soleras em Sanlucar.
Eduardo Ojeda, diretor técnico do grupo ao longo dos últimos 20 anos, foi responsável pela reestruturação da marca e recuperação do brilho de seus vinhos, incluindo muitos engarrafamentos de botas selecionadas para seu projeto pessoal, Equipo Navazos.
importador
Como parte do Grupo Estevez (Valdespino e Real Tesoro), La Guita é importado e distribuído no Brasil pela Zahil Vinhos.
Vinhos disponíveis
Durante muitos anos e até recentemente, La Guita era um único vinho de um único vinhedo. Houve lançamentos recentes e estão prometidos mais alguns, então esperamos poder ver essas preciosidades no Brasil.
outros vinhos
Oficialmente, além de La Guita clássico há apenas um novo En Rama. Se estiver viajando, vale a pena considerar!
la ina
JEREZ DE LA FRONTERA
La Ina é uma das soleras mais tradicionais e renomadas de Jerez, produzindo um fino que é conhecido em toda a Espanha – o estilo tradicional, austero, faz dele um grande clássico, exemplo de livro. A solera foi propriedade do grupo Domecq por muito tempo e faz parte do Grupo Caballero, estando armazenada nas bodegas Lustau.
Vinhos disponíveis
Em Agosto de 2020, há boa diversidade disponível no importador, com Fino, Amontillado, Oloroso e PX.
outros vinhos
Amontilla-do! Amontillad-do! Queremos Amontilla-do! Se você gosta de La Ina, procure Botaina fora do país.
lustau
JEREZ DE LA FRONTERA
Lustau é dona de uma das mais amplas linhas de vinhos de Jerez, com linhas especiais que incluem colaborações internacionais, lotes de barris únicos, variedades raras e um destaque pouco comum aos Finos del Puerto, vinhos envelhecidos na cidade de El Puerto de Santa Maria. Lustau foi também uma das primeiras bodegas a dar espaço e brilho aos Almacenistas, que têm seus nomes estampados nos vinhos da linha dedicada a eles.
importador
Os vinhos Lustau vêm sendo importados pela Ravin há alguns anos, embora sempre com uma seleção limitada. Adoraríamos ver por aqui outros vinhos do grupo!
Vinhos disponíveis
Duas preciosidades estão disponíveis em Agosto de 2020 no site do importador: um raro Fino del Puerto e o delicioso Amontillado Los Arcos.
outros vinhos
Um grande brilho dos Lustau foi ter acrescentado à linha regular desde 1980 vinhos de Almacenistas, inclusive com seus nomes claramente estampados no rótulo frontal. Grandes vinhos de pequenas soleras familiares!
marqués del real tesoro
JEREZ DE LA FRONTERA
Um antigo General da Armada Espanhola, tendo protegido em batalha ao Real Tesouro, recebeu o título que dá nome a esta bodega, futuramente fundada por um seu descendente. Parte do Grupo Estevez desde 1982, foi a base da criação deste pequeno império do Jerez.
Seu vinho mais famoso é Tio Mateo, um Fino cuja solera já mudou de mãos algumas vezes, mas Real Tesoro se destaca no Brasil por seus Fino de entrada, fresco e bem-feito, capaz de entregar a tradição da região a preço acessível.
importador
Como parte do Grupo Estevez, os vinhos Marqués del Real Tesoro são importados para o Brasil pela Zahil.
Vinhos disponíveis
Infelizmente, em Junho de 2020 não há nenhum em estoque na importadora. De acordo com Bernardo Pinto, DipWSET, diretor da importadora e Louco por Jerez, a previsão de chegada é até o final do ano.
outros vinhos
Além dos vinhos de base, bem feitos e simples, Real Tesoro produz alguns 15 años de incrível equilíbrio entre preço e qualidade.
Vinhos disponíveis
Boa pergunta! E também onde encontrar…
DOMECQ
JEREZ DE LA FRONTERA
Domecq – ainda por detalhar
importador
Um micro importador focado nos vinhos portugueses, a Grapy deve ter percebido o espaço que havia para os vinhos de Jerez.
Vinhos disponíveis
Cuidaram de ter não só um vinho doce na forma do Cream Aranda mas também o Fino La Janda.
outros vinhos
Uma Manzanilla jovem pode ser refrescante, mas os 1730, uma linha completa de VORS com mais de 30 anos, é excepcional.
sanchez romate
JEREZ DE LA FRONTERA
Fundada em 1781, Sanchez Romate é uma das poucas bodegas que permanecem até hoje em mãos de proprietários Jerezanos, já tendo sido reconhecida como provedora oficial para a Câmara dos Lordes do Reino Unido e do Palácio Apostólico, no Vaticano.
A Bodega estabeleceu uma fama pela qualidade de seus vinhos desde o início, na fundação por Juan Sánchez de la Torre, mantendo-se como referência, unindo as tradicionais técnicas de produção locais às melhores tecnologias disponíveis. Seus vinhos unem qualidade a tradição, fiéis aos estilos clássicos, com modernas e atraentes roupagens. Maturam tranquilamente, em distintas bodegas de envelhecimento espalhadas pela zona e dali seguem para as mais exigentes mesas mundo afora.
– G.F.
importador
Sanchez Romate vem ao Brasil desde 2019 através da Belle Cave, com intermédio da Louca por Jerez e Louca do Jerez, Gabriele Frizon.
Vinhos disponíveis
Frescos, frescos, frescos, acabam de ser liberados os vinhos da Sanches Romate! (Junho 2020). Há Fino Perdido, Manzanilla Viva La Pepa, NPU Amontillado (Novo em 07/21!), Oloroso Don José, Palo Cortado Regente e PX Duquesa.
outros vinhos
Há linha é ampla, com um pouco de tudo. Os “Old & Plus” são raros e caros o suficiente para valer a pena buscar em viagem. A linha “Unusual”, com nomes divertidos e propostas adocicadas.
valdespino
JEREZ DE LA FRONTERA
Um dos maiores nomes de Jerez, Valdespino tem uma história de comércio de vinhos que remonta a 1430. A história da vinícola está entrelaçada com a Retomada de Alfonso X e a redistribuição de terras aos cavaleiros que contribuíram para a expulsão dos Mouros, com registros de vinhedos em nome da família desde 1264!
Parte do Grupo Estevez desde 1999, Valdespino é um ícone de Jerez graças às soleras antigas de altíssima qualidade e a marcas famosas há mais de 100 anos. São vinhos como Fino Inocente e Amontillado Tio Diego, ambos derivados desde sempre de um único e renomado vinhedo e jóias raríssimas como o PX Niños e o Moscatel Toneles.
O grande responsável pela reestruturação da Bodega foi Eduardo Ojeda, enólogo e Diretor Técnico do grupo, internacionalmente conhecido por seu ousado projeto Equipo Navazos, em parceria com Jesus Barquín.
importador
Chegam ao Brasil regularmente os vinhos Valdespino através da Zahil Vinhos.
Vinhos disponíveis
Em Agosto de 2020, estão disponíveis garrafas de 750 ml do Fino Inocente e pouquíssimas de Pedro Ximenez El Candado. Ver também vinhos das Bodegas Real Tesoro e La Guita.
outros vinhos
Praticamente toda a linha é de vinhos icônicos, que representam magnificamente suas categorias. Não perder de nenhuma maneira a oportunidade de provar o antiquíssimo Moscatel Toneles, com mais de 80 anos de idade estimada.
yuste
SANLUCAR DE BARRAMEDA
Yuste – ainda por detalhar
importador
Tudo indica que a explosão de importações de pequenas seleções do Angeloni (rede de Santa Catarina, com forte presença no Sul) incluiu Jerez pela primeira vez no ano de 2022. Infelizmente, buscaram com a compra somente uma opção de vinho doce…
Vinhos disponíveis
Aparentemente, apenas Pedro Ximenez Aurora foi importado.
outros vinhos
Uma das primeiras Manzanillas de raiz que conhecemos era LA KIKA, rica e densa, dita “La Perla de Sanlucar”. Uma solera de 9 anos mais dois anos de solera estática, com mais de 10 anos de total, é o ícone da casa.